quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Dia primeiro


Estou surpreendida com os ecos que o vento me devolve.
Escutar o vento é quase sempre bom mas...  também é preciso dizer que por vezes, à  força de ser repetidos, os ecos atropelam-se, deturpam as intenções , criam enganos ... e isto a ver pelo tom de alguns comentários que circulam neste fantástico abismo que é a internet - lugar onde nos podemos perder entre ecos - ainda a propósito da Carta a Bartolomeu.

Desta vez os ecos dizem-me que andamos a perder o centro , que se abusa do conforto do anonimato, se cai  na fulanização das questões. Dizem-me os ecos que corremos o risco de nos perdemos nas acusações e apreciações sobre quem fez , faz , ou fará maior estrago, incapazes de distinguir o acessório do central .. e o central é discutir hoje, passados tantos anos de ação do poder local democrático e de leitura pública , como recuperar a centralidade das Bibliotecas na vida dos cidadãos, não por que elas sejam o único acesso à elevação  do sujeito, mas porque elas são um poderoso instrumento na sustentabilidade de um projeto de desenvolvimento para um concelho. O central é discutir que políticas de leitura podem ser postas ao serviço do trabalho educativo, da formação de adultos, do trabalho social , de combate sem trégua às iliteracias e à exclusão, das políticas de valorização da identidade e da memória de uma comunidade, de acesso às linguagens que nos permitem que nos expressemos como sujeitos. E importa que essa discussão possa envolver os recursos humanos que possuímos, o melhor que soubermos e pudermos.

Por aqui me fico neste dia primeiro! Estou a ficar sem tempo pois ainda tenho de preparar  a oficina de escrita no estabelecimento prisional , as sessões com as minhas Marias : as da Cabeça Gorda - onde vamos começar com o "A Minha boca parece um deserto" - e as de Santa Vitória, onde vamos começar a ler a Marabília e estou deserta para lhes falar do espanto daquele lugar, Azinheira Velha, onde uma mulher um dia foi engolida pela terra. Tenho de preparar o encontro dos meus meninos com o livro "Avós" e começo a ficar sem tempo.

Abraços grandes para todos e felicidades para este ano acabadinho de estrear!





Sem comentários:

Enviar um comentário